quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Liderança e Autoridade

Todos nós somos educadores. O tempo todo, ainda que não percebamos. Educamos as pessoas que desenvolvemos profissionalmente , os filhos, os familiares, os colegas de trabalho.



Faz parte deste trabalho, não somente ensinar técnicas e processos, mas principalmente, e mais importante que todo o resto, ensinar ATITUDES.


Atitudes não em termos de ações, mas antes disso, na forma de ver a vida, na forma de lidar com os problemas, de considerar as pessoas.

E a melhor forma de ensinar atitudes é o exemplo. Se você quer que o outro seja amável, seja você muito mais amável, nas mais adversas situações. Se deseja embutir disciplina, seja você constantemente disciplinado. Se quer pessoas com garra, tenha você a melhor do mundo, mostre a todos os seus sonhos e as suas ações para concretizá-los. Se deseja respeito, respeite a todos ainda mais.

Assim, seja você o forte, o norte, o farol do navegante. Sempre agindo de forma que os demais queiram seguir suas atitudes, sejam embriagados pela sua perseverança, e naturalmente, o sigam. Esta é a principal diferença entre liderança e autoridade. O motor por trás de isso tudo é um amor profundo, e verdadeiro, pela existência.


Esforçando-se sempre para ensinar atitudes, você tocará realmente uma pessoa. E esta transformação, ainda que seja mais lenta, perdurará por toda a vida, transformando toda uma gama complexa de comportamentos e desencadeando mais alterações. Ao passo que, um ensinamento técnico ou específico, dura somente quanto durar um problema...
E aqui fica uma pequena homenagem à Nina de Holanda, que é para mim e para muitos um farol, um norte, com seu jeito sempre doce de ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário