quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Viver o dia de hoje

Ontem estive em uma aula para instrutores com o Mestre DeRose, ótima, como sempre são suas aulas. Dentre muitos assuntos, surgiu um que me chamou especial atenção. É impressionante como sempre nos atentamos àqueles temas que são relevantes ou necessitamos naquele exato momento.

O tema era um que já pensamos algumas vezes na vida. Ou muitas. Em alguns momentos com mais lucidez. Mas ontem foi especial.

O tema é basicamente que, vivemos nossos dias e nos planejamos para amanhã. Mas, é fato que, pode ser que amanhã simplesmente não exista. Será que pensamos nessa possibilidade com sua real dimensão?

Se temos a sensação de que somos formiguinhas no meio de um vasto Universo, e impotentes perante este poder, estamos nos aproximando desta reflexão com nosso coração, e com nosso ventre. E assim sentimos aquela vibração terrena subindo pela barriga, traduzindo a própria existência.

Pois é, e o quê fazemos com isso? Depende exatamente de cada um. Mas basicamente, aproveite cada momento e viva a sua vida bem. Plenamente. Feliz. Entendendo a simplicidade das coisas, esta é uma grande conquista.

Quando se tem a perspectiva de formiguinha no Universo, os "problemas" do cotidiano tornam-se coisas tolas, bobas, impermanentes. Porque de fato o são.

Da mesma forma funciona com os relacionamentos. Quando temos esta noção de impermanência, desfrutamos mais de cada momento com quem amamos. E as mazelas e mesquinharias do ego passam desapercebidas, afinal, o que são elas perto da grandeza que é a existência? E da beleza do amor?

E assim, no final do dia, ao menos neste dia, façamos uma reflexão sobre a nossa vida, como se revendo-a, como se estivesse passando diante de nossos olhos. Pensando nas pessoas amadas, na rotina diária, nas realizações.

E então percebamos se algo precisa ser mudado, para vivermos somente dias totalmente plenos. Com momentos compartilhados da melhor forma com quem amamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário