segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Estações do Ano

Hoje, procurei no google o dia oficial de início do inverno.

Equivocadamente, digitei também 2009 em minha busca. Me surpreendeu que, ao invés de assuntos meteorológicos, como esperava, minha busca trouxe inúmeras matérias sobre o SP Fashion Week: outono/inverno 2009, claro!!!

Este acontecimento foi muito curioso, pois estava justamente pensando sobre o quanto não percebemos de fato as mudanças climáticas nos dias de hoje, e sobre o quanto os demais acontecimentos que giram em torno das Estações ofuscam a visão.
Passamos, a grande maioria de nós, trancafiados dentro de escritórios ou salas, com a atenção voltada ao computador, ao telefone, etc. Muitas vezes, com ar condicionado. 5 dias por semana, de 42 a 52 semanas no ano.

Os dias se passam e olhamos para fora, ou percebemos no horário do almoço: faz frio, ou faz calor. E trocamos frívolas impressões no elevador, com um estranho que nos causa constrangimento até o 20º andar. Vestimos nossos casacos quando a previsão diz que fará menos de 15ºC, e nos preocupamos com a blusa por debaixo dele nos dias de verão.

Mas de fato, temos parado para sentir o ar entrar em nossos pulmões? Sensorialmente entendendo a diferença entre o outono e o inverno? Quando foi a última vez que paramos em frente a uma árvore, cujas folhas avermelhadas fazem uma troca deslumbrante, em direção à renovação? Ou mesmo uma que já não possui mais folhas, em sua majestosa plenitude, pronta para renascer?

Senhores, estamos em uma estação de-li-ci-o-sa, e eu proponho que não a deixemos passar em vão. Este final de semana, paremos para observar a lua, deixando o vento agradável e o frio acariciar as nossas faces. Aproveitemos para compartilhar este momento com aqueles que amamos.

Caminhemos também durante o dia, aproveitando qualquer resquício de sol para permanecer em contemplação: o Sol de inverno é o melhor que existe, nos aquece na medida correta, e podemos desfrutar dele por mais tempo.

Tempo, que podemos tomar para ler um bom livro, praticar, amar, ter uma conversa agradável, ou simplesmente estar na presença: de alguém, de si mesmo, ou do inverno, com todas as suas nuances.

Vivenciemos, com todos os nossos sentidos, respirando inclusive pela pele, sentindo a química e o tato do vento e do clima no corpo, ouvindo os sons da época com maior acuidade, percebendo com a visão as nuances e tonalidades, e atentando-se aos aromas característicos.

Celebremos o inverno, a cada dia, todos os dias, até a próxima Estação! Que o façamos de maneira intensa, com entrega, e muita contemplação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário