segunda-feira, 15 de junho de 2009

Aprimoramento do Ser Humano


Na última quarta-feira, dia 10, foi publicado no Blog do Mestre De Rose um novo esboço sobre a definição do Método:


Um ensaio de definição do Método DeRose
Quarta-feira, 10 de Junho de 2009 Autor: DeRose
Método DeRose é uma uma cultura, uma proposta de life style com ênfase em boa qualidade de vida, boas maneiras, boas relações humanas, boa cultura, boa alimentação e boa forma. Algumas das nossas ferramentas são a reeducação respiratória, a administração do stress, as técnicas orgânicas que melhoram o tônus muscular e a flexibilidade, procedimentos para o aprimoramento da descontração emocional e da concentração mental. Tudo isso, em última instância, visando à expansão da lucidez e ao autoconhecimento.

Eu estava justamente neste dia refletindo sobre o que representa dedicar-se a esta cultura. De quando em quando, gosto de voltar a pensar sobre isso, já que os anos de prática transformam e enriquecem nossas opinições sobre os temas.

Esta nova definição vai ao encontro da minha reflexão, pois, dedicando-se ao Método, seja praticando ou trabalhando com ele, desenvolvemos diversos espectros do ser humano. Cito alguns:
  • Maior sensibilidade para as artes de maneira geral, privilegiando as sensações em tudo o que fazemos: culinária, estética nas posições corporais, coreografias, música, mantras, e também em todas as atividades que fazemos fora da Escola;

  • Exacerbamento da beleza própria (beleza aqui mais no sentido de saúde), por meio de uma maior conscientização e cuidado para com nosso corpo, alimentação, respiração, reeducação das emoções, etc...

  • Ampliação da consciência: de si mesmo, das relações humanas, e do Universo de maneira geral

Assim, desde o início da prática conseguimos sentir enormes transformações biológicas em nosso corpo, bem como sentir um pouco dos demais mencionados acima. E o melhor de tudo é que estas mudanças são ainda só o início, uma pontinha de um imenso iceberg, comparado ao que o Método pode proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário