quarta-feira, 15 de julho de 2009

Faça SwáSthya Yôga antes que você precise

Texto escrito pelo Instrutor Rafel Ramos:
Alguns conceitos são importantes antes de travar contato com o Yôga. As perguntas que todos fazem são sempre muito parecidas. Querem saber para que serve? Quais são as conseqüências da prática diária? Quem pode praticar? Entre outras que vamos esclarecer aqui.

A definição do Yôga mais aceita entre os estudiosos é: Yôga é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi. Samádhi é um estado de hiperconsciência e autoconhecimento. Vamos partir dessa definição para ressaltar alguns aspectos importantes do Yôga.

Essa filosofia nasceu há mais de 5.000 anos, originalmente praticava-se instintivamente, como se espreguiçar, algo prazeroso e necessário. Da mesma forma que há milênios a prática era feita com um intuito tão nobre, seguimos a tradição e praticamo-la nos dias de hoje, sem confundí-la com terapias ou qualquer outra atividade que vise benefícios.

Se você agora se perguntou: Como não trabalha com benefícios? Eu aumentei minha capacidade respiratória, melhorei minha alimentação, fortaleci meu corpo, adquiri mais flexibilidade e hoje sou uma pessoa com muito mais consciência sobre tudo que faço. Esses não são benefícios?

A você, respondo com firmeza: Esses são apenas meros efeitos colaterais decorrentes da prática de uma filosofia que visa a expansão de consciência. Obviamente que as técnicas respiratórias promovem um aumento de saúde, uma vez que para um yôgi a respiração é fonte de prána (bioenergia). Aumentando a energia do corpo alguns reflexos iniciais disso são: saúde generalizada, melhoria na circulação sanguínea, melhor utilização dos pulmões etc.. Da mesma forma que praticando ásanas (técnicas corporais) pode-se tonificar a musculatura, melhorar o alinhamento do corpo, entre outras coisas.

Essa Filosofia é praticada por pessoas saudáveis, de bom nível cultural, de bem com a vida e que buscam aprender e evoluir. E esses praticantes sentem rapidamente a evolução sendo processada em seus corpos.

Pode-se dizer então, que o Yôga é uma filosofia que faz com que o ser humano aprimore a forma de se relacionar com o meio ambiente, com as outras pessoas e sua forma de encarar a vida. Tudo isso acontece a partir do seu auto-conhecimento.

Deixo um recado a você que busca o Yôga pelos benefícios: Faça Yôga antes que você precise! Pratique para ser mais feliz e aprimore-se por completo.

Rafael Ramos
Instrutor do Método DeRose
Unidade Anália Franco
Acesse: http://www.yogajardimanaliafranco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário