quarta-feira, 15 de julho de 2009

Santôsha e o dia-a-dia

Definição extraída do Tratado de Yôga, do Mestre DeRose - código de ética do yôgin:
VII. SANTÔSHA
A sétima norma ética do Yôga é santôsha, o contentamento.

O yôgin deve cultivar a arte de extrair contentamento de todas as situações.
O contentamento e sua antítese, o descontentamento, são independentes das circunstâncias geradoras. Surgem, crescem e cingem o indivíduo apenas devido à existência do gérmen desses sentimentos no âmago da personalidade.

O instrutor de Yôga deve manifestar constante contentamento em relação aos seus colegas e expressar isso através da solidariedade e apoio recíproco.
Discípulo é aquele que cultiva a arte de estar contente com o Mestre que escolheu.
O código do Santôsha é extremamente importante, e um dos mais bonitos dos códigos de ética do yôgin. Isso porque o contentamento em si, depende de uma série de outras características inerentes à personalidade, e da atitude do indivíduo em relação ao mundo.
Atitudes que parecem pequenas no dia-a-dia, fazem enorme diferença, como por exemplo dizer para alguém que gosta muito, o que você sente. Mas, antes disso, é necessário que valorize este sentimento internamente. Deve-se fazer esta observação não somente com as pessoas que estão em volta, mas também com as situações e as oportunidades que a vida apresenta. Quantas vezes uma situação que causou grande desconforto e tristeza em uma fase da vida, levou a rumos inesperados, e maravilhosos!
Assim, uma grande "mágica" do dia-a-dia é olhar as situações, todas elas, como se estivesse de pé sobre um banquinho, olhando à frente. Considerando que é impermanente, como todas, e como todas, tem começo e tem fim.
Por último, observemos que isso não é impedimento algum para ir atrás do que se deseja, do que busca no seu íntimo. Ao contrário, quando toma-se decisões coerentes com a própria essência, com fidelidade e afinco, as situações da vida moldam-se cada vez mais neste sentido, e o santôsha torna-se mais evidente e natural! Como diz o preceito moderador, do mesmo texto código de ética do yôgin:
Preceito moderador:
A observância de santôsha não deve induzir à acomodação daqueles que usam o pretexto do contentamento para não se aperfeiçoar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário