terça-feira, 21 de julho de 2009

O líder e o seu sonho

Temos que ter sempre os pés no chão, e uma crescente dose de realidade permeando nossa rotina, e decisões. Porém, igualmente importante é, na vida, termos um norte que nos oriente, uma realização que buscamos intensamente, uma inquietação que por vezes atrapalha nosso sono à noite.

É essencial e vital que exista, no âmago de cada um de nós, um desejo. um desejo visceral, que nos faça perseguí-lo do momento em abrimos os olhos pela manhã, até o que descansamos à noite.

Quando pensamos em uma equipe, que o líder tenha um sonho, é ainda mais importante. O sonho do líder é como o farol dos navegadores, em dia de tempestade. O anseio do líder é a inquietação que todos devem compartilhar. Que na equipe instaure um incômodo saudável, que os faça seguir, a cada dia, a passos firmes. Trilhando um caminho, buscando uma meta comum.

O sonho do líder deve ser, sobretudo, apaixonado, para que toque o coração dos que o rodeiam. Para que inspire suas ações. Para que aninhe naturalmente os que estão em torno, atraídos pela sua liderança, irresistivelmente vivendo suas paixões.

E assim a construção é possível. O horizonte é visível, consegue-se tratar e seguir uma estratégia.

Isto não significa, porém, que devamos ser obstinados e obtusos a uma só solução imaginária. Lidar com imprevistos e conflitos inesperados consiste em uma arte, e exige muito desapego. Fazê-lo ao longo prazo, com o acúmulo de experiências, e mantendo a liderança natural, é mais do que arte, é uma dádiva.

Um comentário:

  1. Adorei Patrícia, no final das contas, na medida em que vamos desenvolvendo nossa inteligência emocional, o mundo fica mais claro. Nossa mente é como um lago cheio de água lamacenta. Nossas emoções trafegam através das águas turbulentas de forma que é impossível ver o fundo do lago, ou mesmo ter um reflexo acurado na superficie, por causa das ondas. O que o sonho do lider faz (seu claro propósito) é reduzir a turbulência até que não haja mais perturbação na superficie. Nesse ponto, o reflexo na agua se torna claro... Entretanto, isto é somente parte do processo, porque apesar do reflexo sobre a agua, ela ainda está lamacenta, e portanto o sol surge com uma cor meio marrom apagado ao inves da luz amarela brilhante que deveria ser. Algo mais precisa ocorrer.
    Na medida em que as aguas estão calmas, algo mais acontece. A lama começa a aquietar-se e a afundar, deixando a agua clara e limpa. É quando quem rodeia o líder começa a se dar conta dos própios sonhos e o quanto eles e o do lider tem em comum. Agora que a agua esta clara e em paz, nós podemos não somente ver o verdadeiro reflexo mas enxergar as cores verdadeiras. A transparencia das aguas tambem nos permite enxergar as profundezas do lago e ter um real senso das dimensões do lago...
    Parabens!

    ResponderExcluir