A arte de cozinhar está em trabalhar os alimentos e temperos: sua química, sua temperatura, sua personalidade. Exige um olfato atento, um toque sensível, um melhor conhecimento da acidez da própria pele.
Cozinhar é arte a partir do momento em que a mente se aquieta, e todos os sentidos são completamente voltados para a alquimia que ocorre. Tão envolvidos que não se consegue replicar uma receita. Ou mesmo explicá-la com precisão, pois isto seria descrever o indescritível processo que se deu.
Concentre-se agora e sinta: o cheiro da canela, a textura da batata cozida, o agridoce da noz moscada. Veja a cor do açafrão, sinta o toque das folhas de espinafre, a consistência do azeite. Sinta o cheiro da carambola, a vitalidade dos tomates, a alquimia de uma compota de frutas. Perceba na língua, os diversos estímulos da pimenta, sinta o aroma que resulta de cebolas refogadas no azeite.
Esta é a verdadeira arte. Este é o verdadeiro alimento. Esta é a alma da culinária.
Comer bem é alimentar todos os sentidos, e a culinária sem carnes tem um infindável espaço para exploração dos mesmos.
Dica para os solteiros: tenha sempre batatas na dispensa. Quando chegar em casa, à noite, e cansado, coloque uma batata no microondas por 8-10 minutos, até o cozimento. Abra-a no meio e utilize os temperos que desejar: azeite com alecrim e pimenta, queijos e azeitona, azeite e curry, etc etc etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário